quinta-feira, 2 de abril de 2015

Tradição x Escrituras

Imagem da Internet
“Quando os líderes ou os entendidos de Bíblia passam a ter mais autoridade que as Escrituras, o tradicionalismo e o pensamento humano acabam falando mais alto do que o ‘está escrito’”.
Algumas igrejas têm por costume que apenas os líderes leiam e interpretem a Bíblia. É compreensível a preocupação que se tem de as Sagradas Escrituras serem mal compreendidas, mas a Bíblia mesmo não defende esse princípio. Veja: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1 Pedro 2:9. Como pode um povo proclamar as virtudes se só quem estuda são os líderes? E se esse líder usar de seus próprios pensamentos para explicar a Bíblia? E se esse líder estiver utilizando a Bíblia para enganar as pessoas e conseguir coisas de interesse pessoal? E se você estiver sendo enganado pelo seu líder? E se ele ensina com sinceridade algo que ele entendeu errado? Vai ficar por isso mesmo?
Isso é muito perigoso, nos tempos de Jesus a Igreja enfrentava vários desafios, mas um deles era o tradicionalismo, era a autoridade dos escribas acima das Escrituras. Tudo o que os escribas diziam era tomado como se a própria Escritura tivesse dito. Nisso muitos ensinos distorcidos da Verdade foram pregados. Resultado, quando Jesus veio foi mal interpretado e crucificado!
Devemos tomar cuidado, às vezes as pessoas pregam ou ensinam algo e já tomamos por verdade absoluta e quando a verdade realmente aparece ficamos resistentes para a aceitar.
Foi exatamente o que aconteceu com Jesus, e é exatamente o que fazemos com Ele quando trocamos a Bíblia pelo que outros pensam dela.
Sempre ore antes de ler a Bíblia e peça ao Espírito Santo para te iluminar e dar compreensão verdadeira da Palavra.


Deus te abençoe e nunca se esqueça: ““Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário