sexta-feira, 17 de abril de 2015

O Sábado é Só Para Judeus?

Imagem da Internet
“Quando quero deixar de fazer o que é certo encontro maneiras de dizer que ele é errado.”

Em Êxodo 20:8-11 lemos: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”
Deus escreveu isso para Moisés nas tábuas de pedra (Êxodo 31:18), que por sua vez tinha que transmitir ao povo. Que povo? Os descendentes de Abrão, que estiveram cativos no Egito por 40 anos. Sendo assim, com base nisso, algumas pessoas sinceras entendem que o Sábado, instituído por Deus, foi apenas para esse povo, aliás, foi no monte Sinai e o povo que estava ali eram os hebreus. Sendo assim, por que tem tanta gente além dos judeus que são guardadores do Sábado? Só de Adventistas do Sétimo Dia são 15 milhões no mundo. De onde vem tanta certeza que isso não é só para os judeus? Deixemos a Bíblia responder:
1 – Deus separa o Sábado (sétimo dia) como dia de descanso no Éden e não no monte. Gênesis 2:1-3 diz: “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificouporque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” (Grifo nosso). Santificar é sinônimo de separar. Perceba que Ele fez isso após a criação do homem, ou seja, Adão e Eva já haviam sido criados e eles não eram judeus nem brasileiros, eram simplesmente homem e mulher, toda a raça humana descende deles. O Sábado santificado não é uma novidade em Êxodo 20. A questão é que o povo foi cativo por 400 anos no Egito e Deus precisou os reeducar ao Seu modo, tanto é que o trajeto do Egito até Canaã era curto, mas Deus os guiou andando pelo deserto por 40 anos, pois precisavam se preparar, se reestruturar, voltar para os ensinos de Deus antes de entrar na terra prometida a Abraão, caso contrário não estariam prontos para usufruir dela. Levariam todo o paganismo que herdaram no Egito.
2 – Outra coisa que precisamos entender é que fomos feitos para viver à imagem e semelhança de Deus: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gênesis 1:26, grifo nosso). Além do caráter, Deus quer que nossas práticas sejam conforme as DEle. Acompanhe-me nisso:
a) Deus domina o universo e nos fez para dominar a terra (“tenha ele domínio [...] sobre toda a terra”);

b) Deus fez a Terra em seis dias e no sétimo descansou. Ele nos manda trabalhar seis dias e descansar sétimo (“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar [separar, assim como Ele fez no Éden]. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deusnão farás nenhum trabalho”).

c) Deus é um Deus (Divindade) em três pessoas Pai, Filho e Espírito Santo, os três juntos foram um só Deus. No casamento a mesma coisa acontece, homem e mulher se tornam um (“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Gênesis 2:24).

d) Deus nos criou, nos tem como filhos e nos educa (Salmo 29:01), também nos dá o privilégio de gerar, ter filhos e educa-los (“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22:06).
Percebeu? Não é só o sábado, é em tudo, precisamos viver com Deus escolheu, para sermos imagem e semelhança.

No Êxodo o mundo estava envolto à idolatria, então ele levanta o povo da promessa, os filhos de Abrão, Isaque e Jacó, povo esse que deveria ser luz para o mundo. A terra que Deus prometeu para eles, Canaã, ficava em um lugar estratégico, era rota, as pessoas passariam por ali e o povo testemunharia de Deus, porém Israel falhou nisso. A história comprova pelo número de vezes que a Bíblia relata que “fez Israel o que era mal diante do Senhor”. A Lei do Amor, dada por Deus no Éden e relembrada no Êxodo foi transformada em peso. As pessoas tinham se esquecido do Deus da Lei, e que Ele deixou a Lei como demonstração de Seu caráter, e a transformaram em uma Lei de acusação e dificuldades. Quem então aparece? Jesus, o Messias, o Salvador, aquEle que veio para Salvar e dar exemplo. Pessoas dizem que Jesus aboliu a Lei na cruz, mas a verdade é que Ele não fez isso e aqui entramos no 3º ponto:

3 – Muitas pessoas alegam que Cristo aboliu a Lei, mas será que foi isso mesmo? Vejamos:

a)“Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendoderribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.” (Efésios 2:11-16, grifo nosso).
Esse é um dos textos e se lido superficialmente entenderemos que a Lei não existe mais, entretanto, basta ler o que acontece antes e depois desse trecho, ou seja, o contexto, que percebemos que aqui se trata de preconceito com os gentios (não judeus) que se converteram ao cristianismo por não serem circuncidados e não participarem das festas (rituais) judaicas. A ideia aqui é reconciliação, a circuncisão que antes marcava o povo de Deus agora é no coração através de Cristo. É disso que fala o texto. Salientando a salvação pela graça e fé, ou seja, é Jesus quem me salva e não o que eu faço, o que eu faço tem que ser consequência de estar salvo em Cristo mediante a fé.

b) Não podemos pegar apenas um texto e tirar todas as conclusões dele. O mesmo Paulo, falando do mesmo assunto diz assim: “É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios?Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircuncisoAnulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. (Romanos 3:29-31, grifo nosso). Se eu pegar apenas um texto fica fácil defender o que EU penso, mas se analiso mais textos vejo o que Deus quer que eu pense.

c) Se Paulo estivesse afirmando que a Lei de Deus foi abolida então ele estaria contrariando Tiago (“Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2:10) e o próprio Jesus (“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Mateus 5:17 e 18). Temos Céu e Terra, tudo ainda não se cumpriu (profecias) então a Lei ainda está em vigor e Jesus a cumpriu para nos dar o exemplo."

Marcos 2:20 Jesus disse que “O sábado foi feito por causa do homem...” ou seja, Deus deixou o Sábado para você, por você. Não foi a toa. Ele quer que você e eu ajamos conforme a imagem e semelhança DEle e descansar como Deus faz parte disso. Já dissemos aqui os benefícios do Sábado do jeito que Deus planejou para nós (para ver clique aqui e aqui). Não restam dúvidas, com base na Bíblia, que é a Palavra de Deus que esse é o melhor caminho.

Amados, tudo o que Deus nos deixa como Lei devemos seguir, não como peso, mas por amor, fidelidade e confiança em Cristo que nos salva.
Não se deixe enganar por ventos de doutrinas, firme-se na Bíblia, pois ela ilumina o caminho (Salmo 119:105). Se quiser saber mais sobre o Sábado uma pessoa bem preparada poderá ir até sua casa, ou te ligar. Acesse http://novotempo.com/fale-conosco/ ou procure uma igreja mais perto de você clicando aqui. As pessoas te responderão sem compromisso.

Que Deus te abençoe, te guarde, e nunca se esqueça:
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário