domingo, 13 de setembro de 2015

11 de Setembro - Muito a Nos Ensinar

Imagem da Internet
Na última sexta-feira fez 14 anos do trágico ataque nos Estados Unidos contra as "torres gêmeas" (Word Trade Center). Quase três mil pessoas mortas, foi um dia aterrorizador, o mundo parou para ver a maior potência do mundo ser atacada de forma tão fácil. Aviões tomados por terroristas foram lançados contra os (na época) maiores prédios do mundo, outro atingiu o pentágono e um último caiu após os passageiros tentarem tomar o controle da aeronave. Lembro-me como se fosse hoje, eu tinha acabado de chegar da escola, estava em meu horário de almoço, me preparando para ir ao curso quando vi o noticiário na TV. Todos os canais só falavam disso, jornais basicamente só tinham reportagens sobre o ocorrido. Dois filmes (são os que sei) foram lançados sobre a tragédia. Quase que podemos dizer que foi "o dia em que a terra parou". O fato foi tão forte que todos os anos ele é lembrado, telejornais e rádios relembram o caso e geralmente família das vítimas e sobreviventes dão entrevistas.
Desse dia podemos tirar muitas lições, mas hoje quero falar justamente dos sobreviventes, ou daqueles que escaparam, por algum motivo do atentado. Um exemplo disso é o Paulo, um brasileiro que trabalhava lá. De acordo com o site R7, nesse dia ele não foi, pois ia comemorar o aniversário do filho mais novo e acredite, o filho mais velho dele também trabalhava no prédio, mas "coincidentemente" trocou de horário nesse dia.
Eu poderia colocar mais exemplos aqui, mas a verdade é que serão todos parecidos, alguém parou na farmácia, outro estava no trânsito, assim vai. Lembro-me como hoje um senhor que desceu quase 80 andares a pé. Seriam esses casos coincidência? Ou seriam providências de Deus? Mas e quanto aos que não escaparam?
Na Bíblia, em Hebreus 4:13 lemos: "Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos... [de Deus]." Esse texto deixa claro que Deus pode ver tudo, temos textos dizendo que nada é impossível para Deus então por que, por que uns são livrados e outros não? Por que, por que muitos que não mereciam a morte morrem e muitos maus são libertos?
Isso me faz lembrar de Jó, um dos mais conhecidos personagens da Bíblia e ao contrário do que muitos pensam não foi uma história fictícia, mas um fato. Segundo estudiosos, esse, se não foi o primeiro, foi um dos primeiros livros escritos e acredita-se que foi Moisés seu autor. É uma história de tirar o fôlego e você pode acompanha-la lendo o livro de "Jó" no Velho Testamento da Bíblia Sagrada, pois não vamos contar todos os detalhes aqui.
Jó era um homem justo e bom, mas acabou sendo vítima dos ataques "terroristas" de satanás, nós sabemos o que houve, sabemos que ele serviu de lição para toda a criação do universo como exemplo de fidelidade e amor a Deus, entretanto ele, Jó, não sabia. Em um só instante perdeu tudo, família, propriedades, animais, tudo! Não satisfeito o inimigo encheu ele de feridas que coçavam muito. E pra ajudar, sua esposa manda amaldiçoar a Deus e morrer pelo que estava acontecendo (não posso julgar essa mulher, imagine a dor dela), mais os amigos que ao invés de o consolar ficavam o fazendo pensar num pecado que teria cometido para isso acontecer (também não os julgo, pois isso era um pensamento comum). A verdade é que Jó estava numa situação terrível e não sabia o porquê, então ele reclama com Deus e a resposta de Deus para Ele serve para nós até hoje. Deus responde a Jó lembrando o que Ele fez, Sua grandeza e poder (Capítulos 38 a 40) e no capítulo 41, usando alguns animais e suas respectivas reações diante dos problemas por piores que sejam, levando Jó a uma reflexão da situação que se encontrava com a ideia de confiarem em Seu criador que os prepara para toda situação - "Na terra, não tem ele igual [o animal em questão], pois foi feito para nunca ter medo [assim como deve ser o homem quando confia em Deus, ou que esse medo não seja forte o suficiente para aterrorizar, mas superado pela confiança], Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos." Jó 41:33 e 34. Em outras palavras Deus disse para Jó: "Jó, não se deixe levar pelo problema, estou com você, nunca te abandonei em toda a sua vida, não é agora que vou fazer isso, tudo o que faço é com propósito, mesmo a perca de seus filhos, casas, animais, olha, não eu não quis isso, mas permiti para um bem maior aconteça, assim como esses animais confiam em mim mesmo em meio aos problemas grandes, confie em mim também."
A resposta de Jó deixa claro que ele entendeu: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia. Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderas. Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza." Jó 42:1 - 6.
Querido (a), eu e você passamos por problemas e percas os quais não entendemos e nos assustam, parece que fomos abandonados, injustiçados, mas é nesses momentos que precisamos confiar em Deus. Jó em sua dor, Paulo preso e morto, José escravo e muitos outros injustiçados na Bíblia, mas todos se deixaram nas mãos do Criador e todos passaram por essas coisas para um propósito especial, alias, "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm. 8:28).
Mas Gustavo, ok, às vezes inocentes morrem ou sofrem para um bem maior e Paulo diz que "morrer em Cristo é lucro", porém, e quanto aos maus que ainda estão vivos? Esses recebem a misericórdia de Deus para se arrependerem.

Amado (a) leitor (a), não se revolte com Deus por perder alguém que ama, por estar desempregado (a), por ter sido traído (a), por um mal que sofreu sem merecer, antes, faça como Jó, se entristeça, mas em primeiro lugar, adore (Jó 1:20 e 21).

Que Deus te abençoe e te guarde, e nunca se esqueça:

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário