quarta-feira, 6 de maio de 2015

Deus Tirano no Velho Testamento e Deus da Graça no Novo Testamento?

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” Tiago 1:17.
Por vezes, assim como eu, você já deve ter ouvido que Deus era tirando e vingativo no período do Velho Testamento (livros da Bíblia que vão de Gênesis até Malaquias) e que no Novo Testamento (Mateus até Apocalipse) Deus se torna gracioso, ou que passamos (ser humano) a viver no “tempo da graça” (podemos abordar o tema do “tempo da graça em outra postagem”).
Talvez você mesmo (a) caro (a) leitor (a) tenha essa sensação de um Deus no VT e outro Deus no NT. Muitos de nossos irmãos sinceros creem nisso, mas eu tenho uma pergunta: É assim mesmo que Deus é? Para responder essa pergunta, ninguém melhor que Ele mesmo. Então vamos à Sua Palavra, a Bíblia. Ore por favor, pedindo a iluminação do Espírito Santo antes de continuar.
No Velho Testamento temos: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Malaquias 3:6. Deus não muda e por isso não somos consumidos, tá aí uma boa razão para crer que Ele não muda.
No Novo Testamento temos: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” Tiago 1:17.
Então, Velho e Novo Testamentos afirmam que Deus não muda!
A verdade é que não paramos para analisar toda a situação. Em ambos os testamentos Deus Se mostra Amor, Graça, Juiz, enfim, todas as características que a Bíblia menciona.
Analisemos alguns casos:

Amor
Velho TestamentoA Criação (Gênesis 1 e 2): Deus cria tudo demonstrando Seu caráter amoroso, em cada detalhe da criação derrama seu amor para com o homem, preparando tudo para sua chegada como os pais preparam o quarto de uma criança para a chegada de um bebê.
Declaração de Deus para Seu povo: “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3.
Novo TestamentoEntregou Seu Filho por amor: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Nem precisa mais textos depois desse.
Jesus Se compadece das pessoas: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” Mateus 9:36.

Juízo
Atenção: os casos apresentados como exemplos do juízo de Deus não estão sendo explicados os motivos, então, por favor, não se espante ou escandalize. Podemos falar em outra postagem sobre o juízo de Deus.
Velho TestamentoDestruição de Sodoma e Gomorra – “Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra.” Gênesis 19:24.
Deus entrega o povo de Israel nas mãos do inimigo – “Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o SENHOR, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos.” Juízes 13:01.
Novo TestamentoAnanias e Safira – “Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.” Atos 5:04 e 05. “Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou.” Atos 5:09 e 10.
Juízo Final – “Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.” Apocalipse 20:09.

Graça
Velho TestamentoCaim mesmo sem pedir perdão recebe proteção de Deus – “O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.” Gênesis 4:15.
Graça para Noé – “Porém Noé achou graça diante do SENHOR.” Gênesis 6:08.
Novo TestamentoJesus ora pelos que O maltratavam – “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.” Lucas 23:34.
Jesus promete a salvação para o ladrão da cruz – “E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:42 e 43.

Temos mais exemplos de cada, mas coloquei apenas dois para que o artigo não fique muito grande.

Deus age conforme a necessidade do homem, do começo ao fim da história há momentos em que Deus precisa agir de maneiras diferentes e essas maneiras se repetem no decorrer da linha do tempo. É verdade que particularidades acontecem, mas também acontecem conforme a necessidade do homem.
Precisamos entender que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, sendo assim Ele sempre é Amor, Graça, Misericórdia e Justiça. Alias, todas essas características estão interligadas no perfeito caráter do Senhor Deus. E todas se resumem em Amor.

Que Deus te abençoe e te guarde, e nunca se esqueça:

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Deuteronômio 8:3; Mateus 4:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário